Precisando doar seu cão?

Você quer doar seu cão para alguém que dará a ele uma qualidade de vida igual, ou melhor, a que você tem dado? Você fica preocupado com o destino do seu cachorro após a doação? Essa preocupação é natural, porque quem não conhece os ditados:

– De graça, até injeção na testa!

– Cavalo dado não se olha os dentes!

Imagine então oferecer um cachorro de graça? É óbvio que muitas pessoas aceitariam imediatamente essa oferta. Mas cuidado! Veja estes números relacionados a doação de cães:

– Em apenas 2% dos casos o cão passa a ter um padrão de vida melhor.

– Em apenas 10% dos casos o cão continua tendo o mesmo padrão de vida.

– Em torno de 50% dos casos o cão passa a ter um padrão de vida pior.

– Em torno de 38% dos casos a doação resulta em um final trágico para o animal.

Os destinos mais comuns da doação são:

– Pessoas que têm casas espaçosas, sítios ou fazendas – Depois de certo tempo o cão vai matar galinhas, fugir, destruir plantas… por isso, acaba ficando preso em uma área menor do que aquela que ele tinha acesso na antiga residência.

– Pessoas humildes que dizem querer um cão daquela raça – Geralmente são pessoas que pegam o animal por empolgação em função da palavra mágica: “de graça”. Passada a fase da empolgação a situação muda e quem sofre as conseqüências é o animal.

– Pessoas que visam a reprodução do cão – Geralmente são pessoas que acreditam que a criação de cães é algo muito rentável, quando elas descobrem que na realidade a situação é bem diferente, quem sofre as conseqüências é o cão.

Para confirmar tudo isso vá até um abrigo e observe a quantidade de cães de raça que chegam todos os dias. Isso sem falar nos mestiços, que chegam as toneladas. Veja também as condições em que vivem os cães nestes lugares, mas só faça isso se estiver preparado para cenas fortes. Fortíssimas!

Se ainda assim você estiver pensando em doar seu cão, aqui vai uma dica de quem já acompanha histórias de doação há muitos anos: Não entregue o seu cachorro de graça, cobre alguma coisa por ele. Nem que sejam R$80,00 ou R$100,00. Esse valor serve apenas para você avaliar se a pessoa que se diz interessada está realmente disposta a ficar com seu cachorro ou é apenas uma atitude de empolgação. Se ela disser que não tem esse valor disponível, como irá pagar uma consulta, medicamento ou ração que o animal precise. Tome cuidado, em respeito ao animal!

 

Postado em Hospedagem de longo prazo (moradia) e marcado , , . gravado em permalink.

Um comentário para Precisando doar seu cão?

  1. Felipe disse:

    poderiam me imformar o custo da estadia de 2 caes por um guande periodo . ha especificasoes em relasao ao temperamento dos animais e seu telefone de contato muito obrigado

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *